Aniversário

Catarina e o aniversário que renovou a minha alma.

Fotografo aniversários todos os finais de semana. Os lugares são diferentes, às vezes se repetem, cruzo com clientes amigos por elas. O parabéns é cantado quase que igual, tem docinhos com confeitos, na cesta de presentes sempre tem um brinquedo,  mas tem uma coisa que nunca se repete: toda festa tem sua história. Muitas pessoas falam que aniversário de criança é uma festinha igual a todas e eu posso garantir que não, não é e jamais será. Algumas famílias tem tradições culturais e religiosas que podem se repetir, mas nenhuma festa é igual a outra.


Eu fotografei ano passado o aniversário de 2 anos da Catarina e lembro do olhar de emoção da Sam quando eu perguntei: O que é importante pra você hoje? Ela começou a chorar e me disse: tudo. A história da Catarina mexeu com todos, mudou a vida de todos. Hoje é dia da gente comemorar as nossas batalhas com ela. Guardei aquela emoção que senti em ver uma mãe guerreira emocionada com a sua própria força e isso foi o meu combustível para olhar com atenção cada movimento que a pequena e sorridente Catarina fazia. Este ano eu estava lá novamente. Os sorrisos da Sam e do Rafa eram mais reluzentes ainda porque a nossa menina tinha vencido mais uma batalha. Fiz as mesmas perguntas do ano passado e foi tão lindo perceber como a Sam estava mais leve e o Rafa (ainda) mais alegre do que já é. Dessa vez a Sam fez vários detalhes da decoração e tava num capricho só (90% das casinhas e bonecos de feltro foi ela quem fez). 

Antes de falar da Catarina quero dizer que vivi momentos intensos de carinho e de vida naquela tarde de domingo ensolarada. Vi uma profissional se entregar com tanta dedicação a um pedido de alguém que queria muito receber o seu amor em forma de pintura. Vi homens torcendo para as jogadoras de futebol da nossa seleção com a mesma vibração que nos jogos masculinos. Vi uma amiga encontrar consolo e carinho num abraço apertado com lágrimas. Vi bençãos divinas em forma de raios de sol, crianças correndo, adultos se confraternizando contando as suas histórias.


Agora sobre a nossa anoversariante.


Catarina tem um amor próprio encantador! Gosta de se olhar no espelho, se admirar, usar maquiagem e brilho, muuuuuito brilho (eu diria que todos os brilhos existentes na galáxia ahhahahah). Cada vez que ela se olhava no espelho eu sentia uma força tão grande, mas tão grande, não só dela, mas da Sam e do Rafa. Nossa, como assim? O espelho só me revelava o tanto de amor que essa guriazinha recebe o tempo todo deles. Amor de pai e mãe constroem a nossa identidade como ser humano e o tempo só desabrocha esse jardim florido e perfumado - com brilho, muito brilho como a Catarina gosta. O mundo sempre sorrirá pra você porque você é a luz na vida de muita gente. Você ainda não consegue dimensionar tudo o que fez na vida dessas pessoas, mas um dia você vai bater as asas e entender um pouco mais sobre esse mundão, aí sentirá que tudo o que foi plantado no seu coração o dinheiro não compra e que sempre terá um ninho de amor para te cuidar.


Ah, já ia me esquecendo sobre a festa de criança não ser igual a outra. Quando eu resolvi mergulhar nesse mundo da fotografia fiz um pacto comigo: "não vou fotografar pessoas, eu vou contar a histórias das pessoas porque recebi a 2ª chance pra fazer isso".  Tem uma frase que diz:  

"Todas as pessoas que você conhece estão enfrentando batalhas que você não sabe nada a respeito. Seja gentil. Sempre." - e essa frase é o meu norte para continuar a contar histórias de  luta e superação.


Sam e Rafa, obrigado por renovarem a minha alma.