Aniversário

Murilo 2 anos | Aniversário em casa | Fotografia Curitiba

Eu tava há tempos pra postar esse aniversário que mexeu demais comigo e trouxe respostas para o que eu tenho refletido sobre construção de memórias.

Sempre me falam: ai Eve, esse ano eu vou fazer uma festa em casa, mais simples, só para os mais chegados e vou pedir pra alguém fotografar com o celular mesmo. Compreendo os motivos, mas aí penso quantos momentos deixaram de acontecer porque alguém ficou como responsável de fazer o registro.

Vejam a festa de 1 ano do Murilo: no quintal de casa, com os avós, padrinhos e o primo e só! Foram momentos de tanta troca entre a família, as crianças, os gestos, o Murilo lambendo o chão, o parabéns que foi cantado antes de acender a vela - que não acendia por conta do vento e as mãos de um bocado de gente pra mantê-la acesa, os pés descalços e sujos de tanto brincar do Bernardo ( irmão mais velho), a conversa sem barreiras entre os avós, a visita sem pedir na casa do vizinho, abrir os presentes na frente de todos sem frescura, o avó sentado no chão com os netos. Puxa, viu como são tantas coisas que acontecem numa "festa simples" que poderia ter sido fotografada por um celular? Quantos momentos desses ficariam pra trás? E aposto com você que essas fotos no máximo seriam postadas em alguma rede social e nunca ganhariam seu devido lugar, o papel.

Esses tempos disse que temo pelas memórias das crianças de hoje porque elas não terão fotografias. A facilidade do celular e o imediatismo das redes sociais que viraram depósitos de memórias - pra serem esquecidas ao longo do tempo. Lembro: elas não vão ser para sempre, um dia vão acabar e você deixou tudo aqui, nada foi pro álbum pra contar história.

Festa simples, festa bacana, festa luxuosa...pouco importa. Ter um fotógrafo para contar histórias não é luxo: é você ter consciência do que vai mostrar da sua história para o futuro da sua geração.

Por mais festas em casa com a simplicidade que seja, mas com o coração cheio pra contar histórias. Eu acredito ,♥

Karla e Rena, aquele super agradecimento por mais uma vez contar a histórias desses meninos tão maravilhosos <3